Viver com gratidão e contentamento

Este é o segredo que Paulo escolheu aprender.

Veja que coisa linda:

“Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso em Cristo que me fortalece”. Filipenses4:12,13

Paulo estava numa prisão. E ali naquela situação tão difícil e injusta, ele diz isso. Aprendi a viver contente.

Vivemos numa sociedade de consumo, onde as pessoas são estimuladas a viver descontentes…E isso vem desde lá do Éden!

Na verdade… todo mundo nasce descontente. Todo recém-nascido nasce chorando, e quanto mais alto melhor! Não é mesmo? Adão e Eva estavam no melhor lugar do mundo. Tinham tudo do bom e do melhor! 

Não tinham ninguém com quem precisassem comparar suas vidas. 

Nenhuma mulher mais bonita que Eva, nem homem mais forte que Adão, nem famílias mais perfeitas ou empregos melhores. Eles tinham tudo quanto precisavam. Tudo!  

Mas porque não podiam ter a glória de Deus estavam descontentes!

Nós temos a tendência de estar sempre querendo um emprego melhor, um nariz mais bonito, um carro, uma casa maior…Temos que aprender a ser pessoas contentes em um mundo descontente. 

Não me entenda mal: Contentar-se não significa ser acomodado. Sonhar é um exercício legítimo e saudável

Deus quer que prosperemos. Sua palavra está cheia deste desejo. Ele é um Deus muito generoso. “O SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente”. Salmo 84:11

A bênção material é o resultado de uma vida de obediência a vontade soberana de Deus. 

Agrada-te do Senhor, e Ele te dará os desejos do teu coração. Salmo 37:4

Paulo escreveu a Timóteo – “De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.” 1 Tim.6:6-8

 “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: Nunca jamais te abandonarei…” Hebreus 13:5

Temos que abraçar o princípio divino: Nosso contentamento não está relacionado aos bens materiais que possuímos, mas ao que somos. 

E somos o quê? Filhos e filhas do Deus todo poderoso! 

Quando Paulo escreveu “Tudo posso naquele que me fortalece”, foi porque vivia em Cristo. 

Não admira que ele pudesse bradar do fundo do calabouço, ainda preso aos grilhões romanos: “Pessoal, olhem bem, Eu posso tudo em Cristo que me fortalece.”

Tudo? Nem tudo, pois seu corpo continuava preso. Sofrimento ainda permanecia sobre ele….Mas a sua alma estava saltando, dançando de alegria no Senhor!  Que quadro emocionante!

CONTENTAMENTO é FRUTO DA COMUNHÃO COM DEUS.

E a maior aliada do contentamento – é a gratidão. 

Contentamento é um traço de caráter que precisa ser aprendido.

Eu tenho sempre que continuar treinando a minha mente a agradecer por aquilo que tenho. E temos tanto: nosso corpo, nossa família, nosso país livre, o fato de que O Senhor está perto!

Olha…Ninguém consegue parar uma pessoa contente.

Cristo disse a Paulo: “A minha graça te basta!” Ela vem as vezes disfarçada em dor e sofrimento, em perdas e derrotas.

Mas se estamos contentes, posso fazer assim como minha mãe, cujo verso predileto era: “A Alegria do Senhor é a nossa força”. Neemias 8:10

A vida vem embrulhada como que num grande presente para nós – e hoje lembrarei de três deles: obediência, resiliência e contentamento na graça de Deus, que nos carrega cada dia.

É somente pela graça que podemos dar e receber estes presentes. Então pense no mais lindo papel de presente que existe!  Este é o papel de presente da graça de Deus, no qual vem embrulhada a nossa obediência, nossa resiliência e o nosso contentamento.