Deixe a luz brilhar!

Está ficando escuro lá fora. Mais do que nunca é hora de obedecer ao mandamento de Jesus de deixar a nossa luz brilhar. (Mt 5:16). Pelos sinais do tempo o fim está próximo. Graças a Deus que, como na parábola de Jesus em Lucas, capitulo 14, seus servos estão percorrendo becos e valados para obrigar a todos a entrarem. O banquete está pronto. Deus quer lotar a casa. A plenitude dos genƟos precisa entrar (Romanos 11:25). Nunca antes tantas pessoas Ɵveram a oportunidades de ouvir as Boas Novas. Pela revolução tecnológica Deus manda as suas ordens à terra e a sua palavra corre velozmente (Ps147:15). O Evangelho está sendo pregado a todo o mundo para testemunho… Cristo pode voltar a qualquer momento (Mt 24:14).

A sociedade está exibindo os sinais dos úlƟmos dias com a sua decadência moral, desintegração social e esfriamento espiritual (2Tim 3:1-8). Os acontecimentos das ulƟmas décadas indicam que Apocalipse 12 está se realizando. O dragão, Satanás, a anƟga serpente, que sempre odiou e perseguiu a igreja, foi lançada na terra. Ele sabe que o seu tempo é curto.

O palco está preparado para a segunda vinda de Cristo. O príncipe das trevas usa todos os meios possíveis para anular o testemunho cristão, iludindo os homens com menƟras e seduzindo com suas ideologias e pseudociências. Como no inicio dos tempos ele quesƟona a veracidade da Palavra de Deus e sugere a realização do homem pelo pensamento autônomo e independente.

Precisamos reconhecer a nossa vulnerabilidade. A tentação é bem camuflada. Como Eva foi enganada, assim é fácil de também sermos seduzidos pela boa aparência do fruto proibido e pela inclinação de nossos apeƟtes. Não podemos jusƟficar a nossa negligencia às coisas de Deus pela pressão da vida coƟdiana, nossa falta de tempo e recursos. Cristo apela em primeiro lugar ao nosso coração e depois pede o invesƟmento de nossa força mental e İsica. Só quando guardamos a sua palavra demonstraremos o nosso amor e Ele. É então que Ele e o Pai farão morada em nós (Jo 14:21). Precisam-nos tornar membros aƟvos de seu corpo e não reduzir a vida da igreja a performance de alguns profissionais, ignorando a ordem de Cristo de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua jusƟça (Mt 6:33).

Como então podemos deixar a luz brilhar?

1. Crendo que Jesus é a luz do mundo (Jo 8:12a) É Ele, o descendente da mulher quem Deus prometeu no paraíso depois da queda (Gen 3:15). É Ele a Luz que Isaias anunciou 700 anos antes de seu nascimento “O povo que andava em trevas viu grande luz e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz” (Is 9:3). Jesus é o filho unigênito que Deus deu em seu amor pelo mundo perdido (Jn 3:16) “Portanto não há salvação em nenhum outro…“ (Atos 4:12).

2. Recebendo O pela fé (Jo 1:12). Ele mudou a sorte da humanidade quando se tornou o úlƟmo Adão e pagou o preço do pecado com o seu sangue na cruz. “Se pela ofensa de um, e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundancia da graça e o dom da jusƟça, reinarão em vida por meio de um só, a saber Jesus Cristo” (Rm 5:17). “Porque pela graça sois salvos, mediante da fé…”(Ef 2:8).

3. Tornar-nos seus discípulos. Jesus disse “Quem me segue não andará em trevas, pelo contrário terá a luz da vida” (Jn 8:12b). Seguir a Jesus é negar-se a si mesmo e tomar a cruz. É perder a sua vida por causa de Cristo (Lc 9:23.24). “Vós sereis meus amigos, se praƟcardes o que Eu vos mando” (Jn 15:14).

4. IdenƟficando-nos com Cristo. “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e o viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou pro mim” (Gal.2:20). “Sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem…(Rm 6:6).

5. Aceitando que o reino de Deus não é deste mundo (Jn 18:36). Jesus disse que o reino de Deus não vem com visível aparência, mas esta dentro de nós (Lc 17:20). Nós não somos deste mundo (Jn 17:16).

6. Andando no Espirito (Gl 5;16a)… “e jamais saƟsfazendo a concupiscência da carne” (Gl 5:16b) . “Portanto os que estão na carne (mesmo carne boa) não podem agradar a Deus” (Rm 8:8) A obra de Deus é feita “não por força nem por violência, mas pelo seu Espírito” (Zc 4:6).

7. Produzindo o fruto do Espirito (Gal 5:22.23) Disse Jesus: “Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jn15:5). Assim ficarmos transparentes para o Cristo que opera em nós tanto o querer como o efetuar (Fil 12:13), levando ao nosso mundo “a esperança da glória” (Cl 1:27).

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:16).