Examinando o Conteúdo

A Bíblia alerta: “Examinai tudo, retende o bem” (1Tess 5:21).

A inocência de uma criança é algo lindo e sagrado. Pais sábios vão cercar os seus filhos com carinho e cuidado, treinando-os para, em tempo hábil, saberem como examinar tudo, retendo o bem.

Quando eu tinha 6 anos a minha mãe quase acabou num campo de concentração porque ela assumiu exatamente esta responsabilidade. – Era no fim da Segunda Guerra mundial. Os Nazistas estavam desesperados e enviando até crianças para as linhas de combate quando uma funcionária do governo abruptamente entrou no nosso apartamento no Sudetenland. Ela insistiu com a minha mãe que meu irmão de 8 e eu de 6 anos já tínhamos idade suficiente para fazermos parte dos adolescentes de Hitler. Minha mãe resistiu. Ela sabia que o governo Nazista treinava jovens para o combate e no processo os tornava rudes, desrespeitosos e dessensibilizadas à valores morais. Com gentileza, mas firme ela respondeu que Deus tinha dado a reponsabilidade de criar os seus filhos a ela e não ao governo. A funcionária saiu irada prometendo vingança. Graças a Deus a guerra terminou poucas semanas depois e foi então que minha mãe soube que ela estava na lista para ir a um campo de concentração.

Ainda não vivemos sob a controle de um governo totalitário, mas a guerra contra a inocência de nossas crianças é mais intensa do que nunca. Ideologias promovidas por políticos e governantes liberais tem o alvo de moralmente dessensibilizar nossas crianças e jovens. Pais precisam estar de alerta e examinar tudo. Precisamos decidir de optar pelos absolutos da Verdade e do Sim e Não da Bíblia, e não nos conformar com o relativismo de uma sociedade que crê que tudo vem do acaso; que cada um pode viver como quer; e que não existe uma justiça eterna. A nossa escolha é profunda e decisiva; e de fato é entre o bem e o mal.

Jesus resumiu a questão do bem e do mal, da mentira e da verdade em duas pessoas. Ele chama a si o Caminho a Verdade e a Vida. Ele chama o Diabo, Satanás, o ladrão, o pai da mentira, e o destruidor. Enquanto Jesus é a Luz do mundo; Satanás é o príncipe das trevas. E o pior é que pela desobediência de Adão e Eva toda a raça humana nasce comprometida com o inimigo de Deus, morta em delitos e pecados (Ef 2:1.2). Sim, o problema central de nossa sociedade é um problema espiritual. E a solução para este problema é a fé em Cristo Jesus que foi feito pecado por nós. Ele pagou a dívida do pecado para com Deus e venceu com a sua morte na cruz o próprio Satanás.

Minha mãe soube viver e transmitir esta verdade da Bíblia. Ela, uma viúva de guerra, me guiou com sabedoria quando ainda não tinha maturidade para fazer boas escolhas. Hoje, depois de mais de 54 anos no campo missionário, ainda louvo a Deus pela sua coragem e sabedoria em assumir a sua responsabilidade diante de Deus, apesar da oposição.

Queridos, não estamos sozinhos neste conflito. Enquanto Satanás com todos os seus demônios está enganando e seduzindo, o Espírito de Deus está convencendo o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8). Quem é da verdade vai ouvir a sua voz.

Deus quer honrar também a sua coragem e fé. Seja você também um sábio guia dos mais vulneráveis, daqueles que Deus lhe confiou. Ajude-os a examinar tudo e reter o bem.